quarta-feira, 28 de março de 2012

BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA PARA A SAÚDE

A importância da reciclagem do lixo

A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.
Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos.
A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.
Separando todo lixo produzido em nossas casas, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado em sacos transparentes e encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. 
Quando o lixo não vai para o local adequado e, é jogado nas ruas, polui os rios, entope os bueiros e bocas de lobo, e na época das chuvas(verão) causa enchentes, que podem transmitir doenças causadas pela urina de ratos(leptospirose). Os lixos armazenados em locais inadequados acabam se transformando em criadouros de baratas, ratos, mosquitos (Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue - que se desenvolve nas águas que se acumulam em pneus velhos, garrafas vazias que as pessoas jogam em qualquer lugar). 

Quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo em determinado local, começa a ser
 decomposto por bactérias anaeróbicas, resultando na produção de chorume, que é 10 vezes 
mais poluente que o esgoto. Isto porque o chorume dissolve substâncias como tintas, resinas e
 outras substâncias químicas e metais pesados de alta toxicidade, contaminando o solo e 
impedindo o crescimento das plantas, podendo chegar aos lençóis freáticos em dias chuvosos 
(pois aumenta a penetração do solo).

Algumas outras doenças:
Febre Tifoide, Cólera, Esquistossomose, Câncer, Intoxicação, alteração do ciclo menstrual,
diarreias infecciosas, parasitoses, amebíase.


A Comlurb desenvolve desde 1993 um programa de coleta seletiva, inicialmente baseado na implantação de cooperativas de bairro, muitas das quais em operação até hoje. Num passo seguinte foi implantada a coleta seletiva porta-a-porta na Zona Sul e parte da Zona Norte da cidade. O dia da coleta seletiva da sua rua pode ser visto em www.rio.rj.gov.br/comlurb/serviços/coleta seletiva. Na Zona Oeste e parte da Zona Norte, face às suas caraterísticas de urbanização, foi implantada a coleta seletiva por meio de pontos de entrega voluntária (PEV´s). Mais recentemente, estamos tentando parcerias com o 3º setor para a continuidade da coleta seletiva, visto que a nossa coleta seletiva tem recolhido cada vez menos material, pois quando passa o nosso caminhão coletor de recicláveis, os mesmos já foram recolhidos por terceiros, tendo em vista que os nossos roteiros semanais de coleta seletiva são de conhecimento público. Outra experiência interessante foram os nossos Centros de Separação de Recicláveis (Botafogo e Vargem Pequena), operados por cooperativas, que no entanto não resistiram à coleta seletiva informal que citamos acima. Também fazemos ações de educação sanitária e ambiental (palestras, dramatização, exposições etc) por meio da sua Gerência de Educação Corporativa (UNICOM) e da nossa Coordenação de Comunicação Empresarial (PCE). No âmbito do projeto Escola Limpa foram implantados os "garizinhos" em escolas municipais.
COOPERATIVAS DE CATADORES
A título de colaboração, informamos também que podem ser pesquisadas cooperativas no site do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem - www.cempre.org.br/servicos/cooperativas/pesquisar). Outra possibidade é pesquisar cooperativas no site http://www.ocbrj.coop.br/, da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro. Cf o site: "A OCB/RJ - Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, além de ser o órgão representativo do Sistema OCB no Estado do Rio de Janeiro é também a Entidade Sindical de 2° grau (Federação Sindical) que congrega os sindicatos representativos da categoria econômica das cooperativas fluminenses. Mantém um serviço de registro obrigatório das cooperativas, conforme artigo 107 da Lei 5764/71, atualmente ostentando em seus cadastros 1740 cooperativas registradas." A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) também orienta em relação às cooperativas de catadores.

SEPARAÇÂO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
O que separar O material da coleta seletiva é o lixo seco, ou seja, sem mistura de lixo orgânico, tais como restos de comida, restos de frutas, legumes e verduras, de borra de café etc. Por sua vez, o papel e o papelão devem estar secos, pois não serve para a coleta seletiva. Nas Cooperativas de Catadores serão separados:
a) - Vidros: garrafas, frascos em geral, potes e copos;
b) - Papel/papelão: jornais, revistas, cadernos, folhas, papel laminado, sacos de papel, embalagens em geral, papelão;
c) - Metais: latas em geral, peças de alumínio, peças de cobre, fios, pequenas sucatas;
d) - Plástico: garrafas, frascos, brinquedos, sacolas, potes, tampas.

Todos esses itens devem estar limpos para garantir a qualidade do produto. Quanto maior a qualidade, maior o valor comercial.

METODOLOGIA OPERACIONAL
A coleta seletiva porta a porta é realizada uma vez por semana, no mesmo horário e dias alternados da coleta de regular. O material a ser ofertado deve estar acondicionado em sacos transparentes para melhor identificação dos materiais separados potencialmente reciclável, evitando a mistura de lixo com matéria orgânica ou materiais não recicláveis. Desde a primeira implantação da coleta seletiva em 04/02/2002, a divulgação é feita através da imprensa e por funcionários da empresa que orientam os moradores sobre o programa, inclusive como separar e acondicionar o material a ser ofertado para a coleta seletiva.

ADESÃO DA POPULAÇÃO
O Gerente de Coleta Seletiva da Diretoria de Serviços Sul, Engenheiro Elias Gouvêa, esclarece que o objetivo do programa é levar a população a se sensibilizar da importância Ambiental e Social do projeto, e uma conseqüente mudança de hábitos, no trato com o seu lixo,o que gera impactos positivos na limpeza urbana da nossa Cidade. O trabalho de re-divulgação e fiscalização acontece a todo momento, a fim de se conseguir novas adesões dos Cariocas.

SACOS PLÁSTICOS TRANSPARENTES FACILITAM A COLETA SELETIVA
O saco plástico transparente é a grande novidade da Coleta Seletiva, que facilita a visualização dos materiais recicláveis (vidro, papel/papelão, metal e plástico) tanto para os empregados dos condomínios, quanto para os garis e os próprios catadores de rua, os quais não precisam mais rasgar os sacos de lixo domiciliar provocando sujeira.Com objetivo de esclarecer a população, a Comlurb distribui folhetos para esclarecer os moradores, destacando a importância de o material reciclável estar seco e separado das substâncias orgânicas, tipo restos de alimentos.
Confira as ruas e os horários da COLETA SELETIVA aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.