terça-feira, 27 de março de 2012

Palestra gratuita sobre infecções em próteses ortopédicas


 No momento em que o mundo discute a conveniência de se continuar a usar próteses de quadril feitas exclusivamente de metal, a Casa de Saúde São José, no Humaitá, realizará nesta quarta-feira, às 18h30m, a palestra gratuita “Infecções em próteses ortopédicas”, aberta a profissionais de saúde. Não é preciso fazer inscrição prévia.
A palestra é a segunda da série dedicada a debater infecções hospitalares, e será realizada no auditório Leônidas Cortes. Participarão Mauro Salles (apresentador), infectologista da Santa Casa de São Paulo; Denise Marangoni (moderadora), da Infecto Consultoria, da UFRJ; Juliana Arruda, infectologista do Into; Sergio Franco, ortopedista da Casa de Saúde São José; e Carla Campos, coordenadora da Central de Esterilização do hospital. A São José fica na Rua Macedo Sobrinho 21, no Humaitá.
No início do mês, um estudo do “British Medical Journal” revelou que as próteses de quadril feitas de metal sobre metal causam mais infecções do que as feitas com cerâmica ou polietileno. Além disso, os pacientes têm mais risco de sofrer lesões incapacitadoras e intoxicação por metal. O trabalho repercutiu no mundo todo. No Brasil, especialistas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e da Sociedade Brasileira de Quadril disseram que não há motivo para pânico. Mas, na Grã-Bretanha, as autoridades sanitárias recomendaram que usuários deste tipo de prótese visitem seu médico pelo menos uma vez por ano, para verificar o estado do implante. E a Sociedade Britânica de Medicina de Quadril desaconselhou seu uso.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/saude/palestra-gratuita-sobre-infeccoes-em-proteses-ortopedicas-4365546 

Foto: http://www.cirurgiadoquadril.com.br/fotos.php?id_galeria=15

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.