terça-feira, 15 de maio de 2012

Rio ganha maternidade com tecnologia de ponta no Centro da cidade



No Dia das Mães, a Prefeitura do Rio entregou à população carioca o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, instalado na Rua Moncorvo Filho, 67, no Centro da cidade. A nova unidade, inaugurada neste domingo, 13 de maio, terá capacidade para realizar entre 400 a 500 partos por mês, fará cerca de 1.200 atendimentos mensais e beneficiará mais de 300 mil moradoras da região. 
 
Com 9 mil metros quadrados e quatro pavimentos, a maternidade abriga 88 leitos de internação, sendo 8 leitos canguru, 34 de terapia intensiva neonatal, 3 salas de cirurgia e 6 para partos humanizados. A obra, realizada pela RioUrbe, recebeu um investimento de R$ 14 milhões e foi retomada – após quatro anos parada – em maio de 2011.
 
A unidade contará com aparelhos de fototerapia, de ventilação mecânica e incubadoras mais modernos e eficazes, que, em comparação aos equipamentos tradicionais, podem reduzir em até um terço o período de internação dos recém-nascidos na UTI neonatal. 
 
“Ampliar o atendimento às gestantes em toda a cidade é uma das prioridades da nossa gestão. Começamos com a atenção básica, levando o pré-natal para toda a rede. A implantação do Cegonha Carioca garantiu assistência a todas as grávidas. Agora, estamos investindo no aumento dos serviços hospitalares, para que todas se sintam mais seguras nesse momento tão especial”, comenta o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
 
A nova unidade materno-infantil recebe o nome de Maria Amélia Buarque de Hollanda, mãe do cantor e compositor Chico Buarque e de outros seis filhos, que faleceu em maio de 2010, aos 100 anos. A inauguração amplia a cobertura de atendimento na região do Centro da cidade e dá suporte ao Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth, na Praça XV. A unidade também será mais uma opção para moradoras da Zona Sul e região da Leopoldina. 
 
As gestantes terão à disposição emergência obstétrica e neonatal, com atendimento 24h, internação obstétrica e neonatal, acompanhamento ao trabalho de parto e parto humanizado, pré-natal de alto risco e Núcleo de Atenção Integral ao Recém-nascido de Risco. O prédio conta ainda com sala de ultrassonografia, raio-x, central de esterilização, auditório, solário e refeitório para funcionários.
Sobre Maria Amélia Buarque de Hollanda: Nascida em 1910 no Rio de Janeiro, a pintora e pianista casou-se com o historiador Sérgio Buarque de Holanda, com quem teve sete filhos: Álvaro, Maria do Carmo, Sérgio, e os músicos Ana de Hollanda (ministra da Cultura), Chico, Cristina Buarque e Miúcha, além de 14 netos. Faleceu aos 100 anos, em 2010. Como boa matriarca, Maria Amélia atuava à sombra e à moda antiga. Ajudou nas pesquisas e datilografou os originais do clássico “Raízes do Brasil”, de 1936, escrito pelo marido. O bom gosto musical dos Buarque de Hollanda deve-se aos ouvidos de Maria Amélia. Ensinou os filhos a cantar samba, gênero de sua preferência, e a torcer pela Mangueira. Foi ainda uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores. 

Fotos: Beth Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.