quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Saúde cria nova lista de locais onde médicos podem abater dívida do Fies


FIES


Profissionais podem pagar dívida do crédito universitário com seu trabalho.
Medida tenta incentivar ida de médicos a municípios mais pobres.


O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20), através do Diário Oficial da União, uma lista de municípios onde os médicos que usaram o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para custear os estudos poderão abater suas dívidas por meio do trabalho.
São, ao todo, 2.276 municípios, e a lista completa pode ser vista no próprio Diário Oficial da União. Lá também constam as especialidades que o médico deve exercer para requerer o abatimento, e que são voltadas principalmente à saúde da família.
O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior. Durante o curso, o governo arca com os custos. Depois de formado, o estudante devolve o dinheiro investido, em parcelas mais espaçadas.
Os médicos beneficiados pelo programa podem abater a dívida se escolherem trabalhar nas chamadas “áreas e regiões prioritárias com carência e dificuldade de retenção de médico integrante de equipe de saúde da família”.
Com isso, o objetivo do Ministério da Saúde é incentivar a ida de médicos para locais onde há menos atendimento disponível para a população. Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicado na última segunda mostrou que a distribuição de médicos pelo território nacional é um dos problemas enfrentados pelo atendimento no Brasil. O mesmo estudo revelou que o Sudeste tem mais que o dobro de médicos do Norte, por exemplo.
A divulgação da nova lista de municípios pelo Ministério da Saúde não é uma resposta ao CFM, mas sim o resultado de uma mudança de critérios de seleção de quais municípios são considerados carentes. Os municípios foram escolhidos apenas de acordo com o percentual de moradores em pobreza extrema e com o percentual de moradores que vivem na área rural. A lista anterior, de 2011, usava como principal critério o PIB per capita, o que foi descartado.
Se um médico que teve os estudos financiados e atua em um município que não está na lista, ele pode pedir o abatimento da dívida com o Fies desde que faça parte de uma equipe de saúde de família que atenda a comunidades ribeirinhas, quilombolas ou em regiões que estejam entre as 20% mais pobres de seu município.
Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/saude-cria-nova-lista-de-locais-onde-medicos-podem-abater-divida-do-fies.html

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.