segunda-feira, 18 de março de 2013

A criança com febre...



Postado em 18/03/2013 

A temperatura corporal interna do ser humano é mantida dentro de limites próximos a 37°, e febre é a elevação dessa temperatura corporal.

No nosso meio a medida da temperatura axilar é a comumente usada, e a sua elevação quando excede a 38° deve ser considerada suspeita e provavelmente febre.

A febre é considerada um sinal e não diagnóstico, portanto o tratamento do paciente deve ser dirigido para a causa da febre.

O uso indiscriminado de antitérmicos em crianças com febre, sem foco definido pode mascarar a evolução de doenças graves.

Geralmente os médicos indicam a utilização de antitérmicos para reduzir o desconforto, a irritação e a falta de apetite das crianças com febre, considerando desnecessário tratar crianças com temperaturas inferiores a 38,5°. No entanto, muitos pais têm verdadeiro pavor da febre e para diminuir sua própria sua própria ansiedade, utilizam de forma excessiva medicamentos, mesmo com a criança apresentando febre baixa. Há um grande temor entre os familiares do risco de convulsão febril, que ocorre em crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Cabe ao pediatra esclarecer que a convulsão febril ocorre somente em 4% das crianças, raramente complica e se dá durante a elevação abrupta da temperatura, e que por este motivo dificilmente pode ser prevenida pela administração de antitérmicos.

A imersão da criança em água morna e a utilização de compressas frias podem ser associadas aos antitérmicos, somente nas situações em que a criança apresentar temperatura muito elevada (acima de 39°) e essas medidas devem ser interrompidas se a criança apresentar tremores.

O emprego de álcool em banhos ou compressas é contra indicado, devido ao risco de ser absorvido e intoxicar a criança.


Fonte: Daleth Rodrigues Scaramuzzi e Lucia Ferro Bricks - Pediatria em Consultório - 5 edição – 2010




Eduardo Antonio dos Santos Junior é Pediatra da Policlínica desde 26 de novembro de 1975 e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria desde 28 de janeiro de 1982.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.