quarta-feira, 20 de março de 2013

Nova realidade para as gestantes cariocas


  

Em um ano e seis meses, o programa Cegonha Carioca já atendeu mais de 60 mil gestantes no município
Tamiris, Débora e Aurenice são três futuras mamães que, mais que a gravidez em fase avançada, têm em comum a gratidão pelo atendimento e atenção recebidos do programa Cegonha Carioca. O projeto da Prefeitura do Rio que amplia e qualifica o atendimento às gestantes do município completa dois anos de atuação em dezembro de 2013 e, nos primeiros 18 meses de atuação, já beneficiou mais de 60 mil mulheres.

Na fase final da gestação, Tamiris de Oliveira Barreto, 19 anos, acredita que o filho Adrian já está a caminho. A moradora de Vargem Grande, na Zona Oeste, fez todo o pré-natal na maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, onde participa do Cegonha Carioca.

- É o meu primeiro filho e quero que tudo corra bem, o atendimento aqui é muito bom – elogiou.

A enfermeira Simone Coppi há um ano faz parte do grupo de profissionais que presta atendimento específico às gestantes do Cegonha Carioca. Com 23 anos de profissão, ela diz que está adorando fazer parte do projeto:

- É muito gratificante ajudar as mamães e trabalhar com elas. Com o projeto Cegonha Carioca nosso trabalho fica mais fácil, temos todo o apoio e infraestrutura.

Débora Maia Ferreira, 25 anos, também está no final da gestação e aguarda sua última consulta antes do parto. Quando estava com sete meses de gravidez ela recebeu o Passaporte Cegonha e foi incluída no programa da Secretaria Municipal de Saúde. A partir daí, ficou sabendo em que hospital teria a filha Maria Clara e conheceu as instalações da maternidade Leila Diniz, além de receber uma bolsa com toalha, roupinhas, cueiro, trocador e meias para o bebê, o kit entregue para todas as inscritas no programa.
Além do enxoval do bebê, da escolha antecipada da maternidade e do acompanhamento pré-natal, a prefeitura também disponibiliza uma ambulância para levar as gestantes ao hospital na hora do parto. O transporte é acionado por meio de uma central telefônica, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, e conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes. 

- Eu tenho outros três filhos e no parto deles não foi assim, a diferença é enorme. Com esse programa tudo fica bem melhor. Estou ansiosa, mas agora é só esperar chegar a hora. E sabendo que tem a ambulância para pegar a gente em casa quando sentir as contrações eu fico bem mais tranquila – disse Débora, moradora da Cidade de Deus.

Aurenice Maria de Oliveira, 33 anos, espera seu primeiro filho e também se surpreendeu positivamente com a qualidade do atendimento às gestantes do Cegonha Carioca:

- Estar no Cegonha Carioca é muito bom, quando entrei eu nem sabia que tinha uma ambulância para me buscar em casa quando eu entrar em trabalho de parto. O atendimento todo é bem legal.

A cidade do Rio tem em média 80 mil nascimentos por ano, e 70% dos partos são feitos pelo Sistema Único de Saúde. Com esse novo modelo de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde pretende acabar com a peregrinação das gestantes em busca de atendimento para o parto e já está reduzindo a taxa da mortalidade materno-infantil.

As grávidas que quiserem entrar no programa devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e iniciar o mais breve possível o pré-natal. Assim, automaticamente ela será encaminhada para o Cegonha Carioca e terá toda a infraestrutura para dar à luz ao seu bebê com o respeito e a dignidade que toda mãe merece. O bom resultado do programa pode ser visualizado nessa página www.rio.rj.gov.br/web/smsdc , onde estão disponíveis fotos dos mais novos carioquinhas que nasceram graças ao apoio oferecido pelo programa. 

Fonte:http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=3694743
Autor: Elisa Motta/Fotos: Ricardo Cassiano

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.