Postado em 04/04/2013
Juliana Conte
A campanha de imunização contra a gripe, que neste ano ocorrerá entre 15 e 26 de abril, pretende vacinar cerca de 31 milhões de brasileiros, o que representa 80% do público prioritário de 39 milhões de pessoas, constituído por: gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados pela gripe.
A campanha contará com 65 mil postos de vacinação e 240 mil pessoas envolvidas. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe mais comuns no inverno passado (A/H1N1, conhecido popularmente como gripe suína; A/H3N2; e influenza B). A vacina é contraindicada apenas para pessoas com alergia severa a proteína do ovo, isto é, aquelas que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de ter ingerido o alimento.
A novidade deste ano é que o MS decidiu incluir no público alvo as mulheres em puerpério (período que se inicia após o parto e vai até cerca de 45 depois), já que elas apresentam as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que a vacina ajuda a proteger o bebê durante a amamentação.
É importante lembrar que quem se vacinou no ano anterior precisa tomar nova dose, pois a imunidade contra a gripe dura até um ano após a vacina.
Balanço
Na campanha do ano passado, 26 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 86,3% da população-alvo. O índice superou a meta de 80% prevista. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
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