quinta-feira, 30 de maio de 2013

12 dicas para melhorar sua capacidade de falar em público





Palestra significa apresentação oral formal, perante um auditório, de uma comunicação sobre um tema considerado importante ou pertinente. Portanto, palestrar é a ação realizada por quem promove a palestra.

Normalmente, é utilizada quando se tem a intenção de informar ou ensinar pessoas sobre determinado assunto, seja ele de caráter profissional ou não. Palestra é uma possibilidade de transmitir informação de natureza importante, histórica, prática, teórica, emocional, etc.

No mundo da segurança do trabalho, palestras vêm sendo bastante utilizadas, como meio de conscientizar, informar e, principalmente, treinar os trabalhadores. Mas para que a palestra seja considerada eficiente, com uma qualidade impecável demonstrando todos os conhecimentos do palestrante de forma clara, objetiva e dinâmica, alguns itens devem ser levados em conta.

A primeira idéia que vem à cabeça de um palestrante é: “Fui convidado, ou, me escolheram para realizar uma palestra. E agora? O que fazer?”.

Pois bem, não há necessidade de se desesperar. Existem técnicas que podem te ajudar a solucionar esse problema!

Dica 1 - Planejamento: Antes de tudo, saiba para quem, onde, quando e como sua palestra será realizada. Informe-se o máximo possível sobre o público para o qual estará se apresentando. Ele é o principal alvo. Atinja-o de forma que todos compreendam, igualmente, o assunto.

Dica 2 - Início: Comece a palestra se apresentando. Sorria! Diga sobre o que vai falar, fale algo de sua vida. Mas lembre-se, a plateia não precisa saber detalhes da sua vida.

Dica 3 - Costas: Nunca se esqueça, jamais dê as costas a sua plateia.

Dica 4 - Duração: O tempo da palestra é crucial. Antes de começar a pensar no que vai dizer, é muito importante que saiba quanto tempo vai falar. Para que uma palestra seja eficaz não significa que necessite durar cinco horas. O que importa não é o tempo da palestra, mas sim se ela atende ao seu objetivo. Programe-se de acordo com o tempo que lhe foi oferecido, de modo que consiga abordar tudo o que considerar relevante ao assunto.

Dica 5 - Perguntas: Esse é um assunto delicado, que fica a critério do palestrante. Não há uma regra. O ideal é que, ao término da palestra você peça que lhe encaminhem perguntas por escrito, de forma que possa filtrar aquelas que vai responder. Dessa forma você não fica em uma saia justa e não deixa a plateia decepcionada. Escolha entre três ou cinco, e reserve cerca de quinze minutos para respondê-las. E ponto final. Abrir para discussões, a não ser que tenha sido pré-estabelecido, pode alongar demais a palestra e acabar entediando o público.

Dica 6 - Material: Pense bem antes de optar pelo material que será utilizado na palestra. Hoje existem vários métodos para tornar uma palestra mais dinâmica, como:

- Apresentação de vídeos;

- Imagens;

- Músicas;

-Jogos com a plateia, etc.

Porém, o mais importante é se prevenir sempre. Caso utilize um “Data Show”, leve seu computador. E ainda, faça um back-up do arquivo. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando, certo? Mas, se de repente a energia acaba? E a bateria do computador está no fim? Pensar em todas as possibilidades, sejam elas boas ou não, é crucial. Um bom palestrante não depende de artifícios para dar seu recado. Ele os usa, somente, como forma de tornar a palestra mais dinâmica e menos cansativa.

Dica 7 - Estudo: Sempre! Nunca fale sobre aquilo que não domina. Estude incessantemente o tema que será abordado. A palestra toma o rumo que o palestrante determinar, portanto, você é o responsável pelas possíveis perguntas que podem ser feitas no final. Esteja pronto para respondê-las!

Dica 8 - Slides: Como dito anteriormente, não dependa 100% deles. Use-os para interagir melhor com o público. Algumas coisas jamais devem ser feitas, como:

- Slides coloridos demais, fazendo com que a plateia force a visão para enxergar.

- Slides com muito texto. Procure utilizar somente tópicos. O que você vai explicar não precisa estar escrito no slide.

- Evite usar muitas animações. Podem prejudicar seu trabalho.

Dica 9 - Senso de humor: Imagine-se no lugar da plateia. Você não iria gostar de umas pausas durante a palestra para rir, descontrair? Pois bem, divirta-se palestrando!

Dica 10 - Pontualidade: Esse quesito não tem discussão. Atrasos são inaceitáveis.

Dica 11 - Roupas: Evite que suas roupas chamem mais atenção que você. Se vista de forma neutra, formal e confortável. Evite muitos acessórios, pois esses podem acabar atrapalhando-o. Para mulheres, deixar os cabelos presos ajuda na hora de falar!


Dica 12 - Nervosismo: Mas, e se apesar de todas essas dicas você ainda ficar nervoso, suas mãos começarem a suar, sentir aquele frio na barriga, o que fazer? Bem, pratique. Nunca ouviu dizer que a prática leva à perfeição? Então, deixe a timidez de lado e corra atrás de seus objetivos. Em breve se transformará num palestrante de referência!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.