Ministério da Saúde pede a estados e municípios que reforcem as ações
da redação do Jornal da Saúde
Termina nesta sexta-feira (10) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde pede a estados e municípios que reforcem as ações de imunização pra que a meta de vacinar no mínimo 80% do público-alvo da campanha seja alcançada.
Quem pertence ao grupo prioritário (gestantes; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; crianças de seis meses a menores de dois anos; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade) deve procurar os postos da rede pública em todo o Brasil.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Para prevenir a gripe, o Ministério da Saúde recomenda hábitos simples como higienizar frequentemente as mãos e cobrir a boca e o nariz com lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, além de evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário