sexta-feira, 19 de julho de 2013

RIO MONITORA DOENÇAS DURANTE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Postado em 19/07/2013   

Criado para dar respostas rápidas a possíveis ocorrências durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs) começou a operar esta semana. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, um grupo formado por 30 representantes das secretarias municipais e estaduais de saúde, Corpo de Bombeiros, Ministério da Saúde e Fiocruz tem como base o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, na Praça Onze, Centro do Rio.

De acordo com a secretaria, o objetivo é atuar de forma operacional, realizando busca ativa nas unidades de saúde para monitorar aspectos relacionados à identificação de doenças, verificando as notificações, o perfil e o número de atendimentos durante o período da Semana Missionária e da JMJ.

Durante os eventos em Copacabana, na Zona Sul, e Guaratiba, na Zona Oeste, o Ciocs funcionará em horários especiais, das 12h à zero hora. Já o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) funcionará 24 horas durante todos os dias da Jornada, recebendo amostras biológicas, assim como a Fiocruz.

Lista de doenças

Para ajudar no diagnóstico de doenças inusitadas, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cievs-RJ) fez um levantamento das principais doenças circulantes no Brasil e no mundo e reuniu as informações em duas listas. A primeira reúne as principais doenças presentes nos estados brasileiros, e a segunda aponta as doenças mais comuns que circulam no mundo. As duas listas foram repassadas à rede de saúde.

O levantamento inclui doenças já erradicadas no Brasil ou com poucos registros nos últimos anos, como poliomielite, cólera e sarampo, e outras enfermidades ainda sem notificação no país, como chikungunya, por exemplo, transmitida pelo Aedes aegypti, comum na Indonésia, Índia, Filipinas, Papua-Nova Guiné, Gabão e Iêmen. Outra preocupação é o H7N9, novo vírus da gripe, proveniente dos países da Ásia. Segundo a Secretaria, o controle será feito por meio dos sintomas.

Vigilância sindrômica

Na última sexta-feira (12/7), cerca de 80 profissionais de saúde do estado, governo federal e município participaram de uma capacitação no Centro Estadual de Pesquisa do Envelhecimento sobre vigilância sindrômica, estratégia que será utilizada durante a JMJ para aumentar a sensibilidade desses trabalhadores para detecção de casos suspeitos de doenças inusitadas e casos de contaminação por material biológico. A ideia é que os participantes repliquem os conhecimentos adquiridos para suas equipes.

Vale ressaltar que todas as unidades de saúde do estado funcionam normalmente durante a JMJ e estarão disponíveis para o atendimento de pacientes, de acordo com suas especialidades. O endereço de cada unidade do estado está disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.