terça-feira, 2 de julho de 2013

Sete países da África Subsaariana reduzem em 50% a infecção infantil por HIV





Número faz parte de relatório do Unaids 


da redação do Jornal da Saúde
com informações da ONU

A infecção de crianças pelo vírus HIV caiu pela metade em sete países da África Subsaariana desde 2009. É o que aponta um relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

A redução foi confirmada na África do Sul, Botsuana, Etiópia, Gana, Malauí, Namíbia e Zâmbia. Tanzânia e o Zimbábue também estão apresentando progresso substancial.

Essa conquista foi relatada no último documento sobre o progresso do Plano Global para a eliminação de novas infecções pelo HIV entre crianças e a manutenção da vida de suas mães, lançado em julho de 2011 na Assembleia Geral da ONU sobre a aids. As metas contidas nesse plano têm de ser atingidas até 2015.

O plano tem duas metas principais: a redução de 90% no número de novas infecções infantis pelo HIV e a redução de 50% no número de mortes maternas relacionadas à aids.

O documento se concentra em 22 países que apresentam 90% das novas infecções pelo HIV entre as crianças. O presente relatório mostra os progressos realizados pelos 21 países da África Subsaariana e alguns dos desafios enfrentados para cumprir as metas. Os dados da Índia não estavam disponíveis no momento em que o relatório foi escrito.

Houve menos 130 mil novas infecções pelo HIV entre crianças nos 21 países analisados – queda de 38% desde 2009.

O relatório do Unaids aponta, no entanto, que, apesar da redução do número de novas infecções pelo HIV, medidas urgentes precisam ser tomadas pra melhorar o diagnóstico precoce do vírus em crianças e garantir o acesso imediato aos antirretrovirais. O documento também aponta uma urgente necessidade de ampliar o tratamento contra o HIV durante o período de amamentação, já que apenas a metade das lactantes infectadas recebe os medicamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.