terça-feira, 6 de agosto de 2013

Amamentar é um cuidado que toda a sociedade deve ter

Postado em 06/08/2013    


O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) promoveu a quarta edição do curso de atualização Multiplicadores da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (Iubaam), de 29/7 a 1º/8. Sob a coordenação da enfermeira Tania Brasil, do CSEGSF, e da médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, da Secretaria Estadual de Saúde/RJ, o curso teve como principal objetivo capacitar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de ações promotoras do aleitamento materno.

A Iubaam é uma estratégia do Ministério da Saúde que concede o título às unidades básicas de saúde que desenvolvem os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação. Esses passos são ações que a unidade deve desenvolver para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A iniciativa delineia um importante papel de suporte que as unidades básicas de saúde, em conjunto com os hospitais, podem desempenhar, a fim de tornar o aleitamento materno uma prática universal, contribuindo significativamente para a saúde e o bem-estar dos bebês e suas mães.


Toda unidade básica de saúde (como os postos de saúde, os centros de saúde, os postos de saúde da família) que tenha pré-natal e pediatria pode se tornar uma unidade básica amiga da amamentação. Para isso, deve cumprir os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação da Iubamm.

A procura pelo curso da Iubaam, no CSEGSF, superou as expectativas, foram 91 inscritos e 35 profissionais selecionados de vários municípios do Rio de Janeiro. A parte prática foi realizada em três unidades de saúde da família: Hélio Smidth, Augusto Boal e Aloysio Novis. As profissionais aprenderam a tirar o leite das mães, principalmente as que sofrem incômodo com excesso, e armazená-lo de forma correta para doação.

O curso foi um sucesso na avaliação dos alunos, que apontam como inovadora a iniciativa da coordenação do curso em convidar, a cada edição, ex-alunos para participarem como multiplicadores. Uma das alunas explicou que ações como essa são muito importantes, pois, quando amamentou, não teve a mesma orientação: “Como joguei leite fora! Ninguém me orientou sobre o banco de leite”, disse.




A equipe do curso de multiplicadores contou com trabalhadores de diversas categorias: Tania Brasil, enfermeira do CSEGSF; Maria da Conceição M. Salomão, médica da Secretaria Estadual de Saúde; Zilda Santos, técnica em amamentação da Secretaria Municipal de Saúde; Jenifer Pellegrini, enfermeira da Clínica da Família Augusto Boal; Anne Marques, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); Gabriela dos Santos, odontopediatra e coordenadora de Saúde Bucal de Nova Iguaçu; Carlos Bizarro, psicólogo e coordenador do Programa de Assistência à Saúde do Idoso (Pasi), no CSEGSF/ENSP/Fiocruz; e Sergio Arino Marques, coordenador da Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Niterói. Todos os profissionais participaram de forma voluntária.

Leite materno: a importância da amamentação

Confira, amanhã, uma entrevista com a enfermeira do CSEGSF Tania Brasil, que explica a importância da amamentação para os bebês e esclarece mitos e verdades sobre a prática. 

Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.