terça-feira, 17 de setembro de 2013

Integração ACS & AVS * Combatendo a Dengue

A União faz a força!

Os Agentes de Vigilância em Saúde, também conhecidos como Agente de Combate a Endemias possuem atividades fundamentais tendo como atribuições o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infecto-contagiosas e promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores, inclusive, se for o caso, fazendo uso de substâncias químicas, abrangendo atividades de execução de programas de saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS, e sob a orientação do gestor.














Dentre as principais ações realizadas pelos os Agentes de Vigilância estão às visitas a domicílios, pontos estratégicos (borracharias, oficinas mecânicas, sucatas, cemitérios e canteiros de obras), locais de difícil acesso e realizam a identificação e destruição dos focos dos mosquitos vetores. As ações de rotina, além de contribuir para a redução da infestação dos mosquitos, podem evitar a sua reintrodução em outras áreas.

Um grande número das ações realizadas são identificados pelos Agentes Comunitários em Saúde, na sua microárea.  Os ACS têm um elo muito estreito com seus acompanhados, e no momento da Visita Domiciliar ele identifica um possível foco dentro daquela residência, templo religioso ou qualquer outro local dentro da sua microárea.  Após a identificação o mesmo aciona o AVS que cobre a Área e este inicia seus trabalhos.




Os Agentes de Vigilância em Saúde identificam e orientam os proprietários dos locais que têm focos dos mosquitos, sejam residências ou terrenos, para que realizem limpeza sistemática do local. Realizam reuniões de sensibilização junto à população, para prevenir a infestação nos imóveis, capacitação para agentes comunitários de saúde, sobre vigilância e controle de endemias. Trabalham com educação em saúde (orientação, panfletagem e conscientização da população), em operações especiais de tratamento químico.

    


    


Para facilitar o trabalho dos Agentes de Vigilância em Saúde, a identificação desses profissionais pela população, oferecendo mais segurança aos moradores diante da visita domiciliar realizada por eles, a Prefeitura do Rio de Janeiro entrega uniforme completo a cada um. O uniforme é importante também para promover economia com vestuário pelos Agentes.




As medidas de Combate a Dengue na região,  não são concentradas apenas no período epidemiológico. Os AVS realizam ações ininterruptamente. Os cuidados de vigilância em casa devem ser constantes. A  população pode ajudar nesta luta,  denunciando supostos focos de criadouros ou pedir orientação sobre a dengue de três formas: ligando para Unidade de Saúde (3332-4970),  Central de Atendimento ao Cidadão (1746), falando com os Agentes Comunitários de Saúde de sua microárea ou pelo e-mail: blogdocmsmgsf@gmail.com.

2 comentários:

  1. Eu gostava de participar das antigas caminhadas contra a dengue, era muito maneiro.

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostava, era uma coisa que fazia bem.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.