terça-feira, 17 de setembro de 2013

RAP DA SAÚDE DA SULACAP VISITA NOSSA UNIDADE


Ricardo, Paulo, Verônica, Neise, Lucia Brandão e Leila
Postado em 17/09/2013


Foi com muito orgulho e satisfação que recebemos a Equipe do Rap da Saúde Regional Sulacap.



Você sabe o que é o RAP da Saúde?   Sabe?
De início, muitos citam um gênero musical na área da Saúde.  Esclarecendo, o RAP da Saúde, significa Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, que desde 2006 vem investindo no desenvolvimento de competências de adolescentes e jovens de comunidades cariocas. Desde então, centenas de meninos e meninas vêm contribuindo com a iniciativa, em oito polos: Maré, Rocinha, Alemão e Penha, Tijuca, Jacarezinho, Sulacap, Campo Grande e Acari.

   

As atividades do RAP  abordam temas como direitos das crianças e dos adolescentes com ou sem deficiências; protagonismo juvenil; questões de gênero, raça e etnia; prevenção das violências, DST/Aids, dengue, tuberculose e tabagismo; promoção da alimentação saudável, do aleitamento materno e da saúde bucal, dentre outros.





equipe é composta por adolescentes multiplicadores, que participam de processos políticos, culturais e educativos e disseminam informações sobre saúde em unidades de saúde, escolas, comunidades, e complexos esportivos; jovens dinamizadores, com experiência em promoção da saúde e participação política e social, que apoiam as ações dos adolescentes multiplicadores; e facilitadores locais, que organizam encontros coletivos, oficinas e outras atividades, de forma a fortalecer o aprendizado dos adolescentes, estimular a troca de conhecimentos e mobilizar a comunidade para o envolvimento em ações sociais. Os facilitadores locais também são responsáveis pela elaboração de relatórios periódicos e participam das reuniões de equipe. Desde julho de 2011, contamos com a participação de jovens surdos, que atuam e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.

Paulo e Ricardo, Dinamizadores da Regional Sulacap






O RAP da Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde Rio de Janeiro (SMS-RJ), desenvolvida por meio de convênio com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).


O RAP investe no protagonismo de adolescentes e jovens, estimulando-os a exercerem seu direito à participação ativa nos debates sobre saúde nas comunidades. 

Verônica, facilitadora Regional da 5.1




Lembre-se: Para se tornar um jovem promotor da saúde, você precisa estar disposto a participar das atividades de formação, pelo menos três vezes por semana – e eventualmente aos finais de semana. Você receberá uma ajuda de custo e todo o apoio de nossa equipe multidisciplinar.

Facebook do RAP da Saúde: https://www.facebook.com/rap.dasaude/

2 comentários:

  1. Deveria haver mais investimentos nos Recursos Humanos dos órgãos públicos para o atendimento ao deficiente.Parabéns pelo trabalho desses meninos.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho belíssimo desenvolvido pelo RAP DA SAÚDE. Adorei a palestra. Pude conhecer um pouco mais sobre essa iniciativa. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.