quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Quem pode e quem não pode doar sangue?

Postado em 11/12/2013



Hoje, cerca de 300 mil pessoas doam sangue por mês, o que representa 1,8% da população brasileira. Como o sangue é perecível, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de reposição do estoque. Com a chegada do frio e a aproximação das férias, houve uma baixa nos bancos de sangue das cidades. Em São Paulo, a média de doadores de sangue, que geralmente é 200 por dia, caiu para 70. O único jeito de reverter esse quadro e garantir que os hospitais possam atender casos de emergência e realizar cirurgias necessárias para a vida de alguns pacientes é sendo um doador de sangue. A final, quem pode e quem não pode doar? O Ministério da Saúde tira essa dúvida para você:

QUEM PODE DOAR:
Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

QUEM NÃO PODE DOAR:
Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

RECOMENDAÇÕES:
Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação. Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes – devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para que prática de pára-quedismo ou mergulho.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.