É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero. A doença passa por diferentes fases antes de se transformar em câncer e demora muitos anos para se desenvolver. No início a mulher não sente nada.
Existe uma fase inicial (pré-clínica), sem sintomas, em que a detecção de possíveis lesões precursoras de câncer se faz através da realização periódica do exame preventivo. Conforme a doença progride, o principal sintoma do câncer do colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor.
O que pode levar ao câncer de colo de útero?
A causa é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano, o vírus HPV ( não confundir com o vírus HIV, que causa a AIDS ), com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores. O início precoce da atividade sexual e a diversidade de parceiros podem facilitar a infecção.
![]() |
O fumo aumenta o risco do câncer do colo de útero. |
- A prática de sexo segura, com o uso de camisinha é uma das formas de se evitar o contágio pelo HPV.
Como evitar o câncer de colo do útero?
Fazendo o exame preventivo ( Papanicolau ). Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos. O exame consiste na coleta de material citológico do colo do útero.
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
Quem deve se submeter ao exame?
As mulheres com vida sexual principalmente aquelas entre 25 e 64 anos de idade. Mulheres grávidas também podem fazer o exame.
Com que frequência deve ser feito o exame?
Os dois primeiros exames devem ser feitos com intervalo de 1 ano. Se os resultados desses exames forem normais, o exame passará a ser feito a cada 3 anos.
O que fazer após o exame?
A mulher deve sempre retornar ao local onde foi realizado o exame para receber o resultado e as orientações. Tão importante quanto realizar o exame é saber o resultado.
E se o resultado der alguma alteração?
Será encaminhada para a realização de um outro exame mais detalhado e, se for necessário, será feito um tratamento adequado para cada caso.
0 comentários:
Postar um comentário