Integração Ensino-Serviço-Comunidade


Postado em 03/12/2013


*************************************************

Postagem em outubro de 2013

A extensão universitária é uma forma de interação e de troca de saberes que deve existir entre a Entidade de Ensino e a Comunidade na qual está inserida. Nessa perspectiva, o Serviço de Fisioterapia prestado pelos multiprofissionais do NASF, vem desenvolvendo diversas atividades de extensão no eixo de ação da “Promoção da Saúde”, cujos objetivos voltam-se para o desenvolvimento.


Esse link visa levar para a comunidade e adjacências os benefícios do conhecimento e da prática de gestos e atitudes que possam melhorar a qualidade de vida da população através de temas relacionados à saúde e a fisioterapia.




Trata-se de um projeto de Atenção Primária de Saúde, que é norteado por um conjunto integrado de ações básicas, articuladas a um sistema de promoção e assistência integral à saúde.


Os beneficiários diretos do projeto são os idosos e adolescentes das práticas físicas tanto do Programa da Academia Carioca da Saúde, quanto aos adolescentes do CRIAAD, antigo CRIAM Bangu, além dos usuários atendidos pela Estratégia do Saúde da Família.






A reabilitação é “um processo de consolidação de objetivos terapêuticos, não caracterizando área de exclusividade profissional e sim uma proposta de atuação multiprofissional voltada para a recuperação e o bem-estar bio-psico-social do indivíduo. 




A contribuição do fisioterapeuta nessa equipe tem se dado, principalmente, no sentido da  recuperação motora/física e é nessa perspectiva que o termo reabilitação. 



Faz-se necessário criar alternativas que possam tornar os serviços de reabilitação mais acessíveis à população, contando com a presença de profissionais habilitados.



***********************************************

Academia Carioca e IFFRJ promovem Sessão Pipoca



Os integrantes do Programa da Academia Carioca da Saúde, atendidos pela servidora Sueli Antônia se reuniram hoje, dia 5 de novembro, para participar de uma "Sessão Pipoca". A atividade recreativa teve a participação dos acadêmicos do curso de farmácia da IFFRJ e tem o objetivo de estimular a inter-relação e o convívio social.

O filme escolhido foi UP Altas Aventuras e para assistir os participantes foram servidos com pipoca, suco e frutas.

O filme é uma reflexão pungente sobre a velhice e os sonhos não-realizados que todos nós acumulamos em nossas vidas.

Sinopse
Quando jovem, Carl sempre gostou de aventuras. Fã do desbravador Charles Muntz, ele deseja também explorar o mundo a bordo de um balão, principalmente depois de conhecer Elle, uma garota que compartilha dos mesmos sonhos dele. Apaixonados, os dois se casam e constroem uma vida juntos. Com dificuldades para terem seu primeiro filho, que nunca veio, e constantes problemas financeiros, o casal adia seus sonhos de conhecer a América do Sul, até que ficam velhos e Elle falece.

Ranzinza e rabugento, Carl se torna o oposto daquilo que esperava para si. Querendo apenas passar o resto de seus dias na casa em que viveu com a amada, ele é surpreendido por um empreendimento imobiliário que quer derrubar a residência. Para não acabar em um asilo, e sem nada a perder, Carl amarra milhares de balões na casa, que sai voando para que ele, enfim, viva Altas Aventuras. Porém, o homem não contava com Russell, um escoteiro que estava escondido por lá. Apegado à modernidade e precisando ajudar algum idoso para ganhar uma medalha, o menino mudará a forma de Carl enxergar o mundo.











--------------------------------------------------------------------------

IFRJ inicia parceria com a Policlínica 
para oferecer atendimento fisioterapêutico 



A proposta e dar orientações teóricas com fotos sobre o assunto, realizar exames específicos para diagnóstico fisioterapêutico, fazer testes e prescrição de orientação fisioterapêutica, que serão feitos em casa e com a equipe uma vez por semana.

No momento 2, professores André Favre e Luciana Mamede e 12 acadêmicos estão atendendo 4 grupos em diferentes abordagens, os grupos de atendimentos possuem cada um, 24 vagas para usuários .

Toda a abordagem tem a intenção de prevenção das complicações e controle, ao final dos trabalhos teremos parâmetros de antes e depois.

Os temas e tratamentos são:
1- Incontinência urinária de esforço em mulheres
2- Diabetes Mellitus e Hipertensão arterial sistêmica, prevenção de  complicações e controle.
Este 2 grupos ocorrem às quartas no horário de 13:30 e 14:30 , respectivamente.
3-Orientações para família sobre o desenvolvimento normal da criança de 0 à 5 anos.
4-Alergias respiratórias em crianças de até 5 anos 

Estes grupos ocorrem às segundas, nos horários de 13:30 e 14:30.








----------------------------------------------------------------------------------

Interação dos estagiários do Colégio Bezerra de Araújo 
com alunos da atividade de dança

O Supervisor Enfermeiro Luiz com os alunos

Tonificação muscular, combate às gorduras extras, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação motora, da postura, da memória e do controle da respiração, mais disciplina... A lista de benefícios que a dança proporciona parece não ter fim. E é em primeiríssimo lugar a preocupação com a saúde que leva muita gente a arriscar seus primeiros passos em diferentes coreografias.

Dançar conforme a música não faz bem apenas ao corpo. Piruetas, rodopios e afins são puro deleite. 

O Colégio Bezerra de Araújo se uniu aos dançarinos da APPAI, coordenados pela professora Natália, nesta quarta(24/10) em uma interação. 


Os estagiários aferiram a pressão sanguínea dos  alunos, antes e após a atividade e puderam aprender um pouco de dança e conferir todos os benefícios que a dança proporciona.








----------------------------------------------------------------------------------------------------
IFRJ, Academia Carioca e Colégio Bezerra de Araújo 
promovem evento educativo




Os participantes do Programa da Academia Carioca da Saúde se reúnem quinzenalmente, a segunda reunião é dedicada aos aniversariantes  dos  do mês.

Nesta quinta-feira (25), durante essa comemoração foi promovido um evento educativo com a participação dos estagiários de Farmácia do IFFRJ e dos alunos do Curso de Técnico de Enfermagem do Colégio Bezerra de Araújo.

Durante o evento foi aferida a pressão sanguínea dos presentes, realizado  o HGT (Hemo Glico Teste) e foram dadas orientações sobre a diabetes.




Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.