Protagonismo Juvenil

Inclusão Social no Protagonismo Juvenil



No dia 19 de setembro, o Programa da Academia Carioca da Saúde desenvolvido no CMS-MGSFº recebeu menores em conflitos com a Lei.  Todos os menores são oriundos da Unidade de Semiliberdade do DEGASE conhecida como CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente). Alterada a nomenclatura pelo Decreto nº 41.983/2009, pelo Governador, (antes era denominado CRIAM e fazia atendimento a ambos os sexos).



 



Todos os menores que foram liberados para o exercício no Programa da  Academia Carioca da Saúde, estavam sob Supervisão do DEGASE, mesmo assim, em nenhum momento, os usuários e funcionários do CMS-MGSF se sentiram em situação de risco.





Educadora Física Teresa Cristina orientando sobre postura no aparelho e tempo de exercício.



Essas pessoas são vítimas constantes do preconceito e da falta de credibilidade em seu potencial. 





Com a inclusão desses indivíduos na Sociedade em geral, eles próprios alcançam um grau de independência e, por consequência, sentem-se mais úteis, estimulados e respeitados no meio em que convivem.

Educadora Física Teresa Cristina orientou cada um dos menores, sobre a utilização do aparelho do Programa.

CRIAAD Bangu 
Rua Sidney, s/n, Bangu 
Telefone: (21) 2333.4601

*********************************


Ricardo, Paulo, Verônica, Neise, Lucia Brandão e Leila
Postado em 17/09/2013


Foi com muito orgulho e satisfação que recebemos a Equipe do Rap da Saúde Regional Sulacap.



Você sabe o que é o RAP da Saúde?   Sabe?

De início, muitos citam um gênero musical na área da Saúde.  Esclarecendo, o RAP da Saúde, significa Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, que desde 2006 vem investindo no desenvolvimento de competências de adolescentes e jovens de comunidades cariocas. Desde então, centenas de meninos e meninas vêm contribuindo com a iniciativa, em oito polos: Maré, Rocinha, Alemão e Penha, Tijuca, Jacarezinho, Sulacap, Campo Grande e Acari.

   

As atividades do RAP  abordam temas como direitos das crianças e dos adolescentes com ou sem deficiências; protagonismo juvenil; questões de gênero, raça e etnia; prevenção das violências, DST/Aids, dengue, tuberculose e tabagismo; promoção da alimentação saudável, do aleitamento materno e da saúde bucal, dentre outros.





equipe é composta por adolescentes multiplicadores, que participam de processos políticos, culturais e educativos e disseminam informações sobre saúde em unidades de saúde, escolas, comunidades, e complexos esportivos; jovens dinamizadores, com experiência em promoção da saúde e participação política e social, que apoiam as ações dos adolescentes multiplicadores; e facilitadores locais, que organizam encontros coletivos, oficinas e outras atividades, de forma a fortalecer o aprendizado dos adolescentes, estimular a troca de conhecimentos e mobilizar a comunidade para o envolvimento em ações sociais. Os facilitadores locais também são responsáveis pela elaboração de relatórios periódicos e participam das reuniões de equipe. Desde julho de 2011, contamos com a participação de jovens surdos, que atuam e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.

Paulo e Ricardo, Dinamizadores da Regional Sulacap





O RAP da Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde Rio de Janeiro (SMS-RJ), desenvolvida por meio de convênio com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).


O RAP investe no protagonismo de adolescentes e jovens, estimulando-os a exercerem seu direito à participação ativa nos debates sobre saúde nas comunidades. 

Verônica, facilitadora Regional da 5.1



Lembre-se: Para se tornar um jovem promotor da saúde, você precisa estar disposto a participar das atividades de formação, pelo menos três vezes por semana – e eventualmente aos finais de semana. Você receberá uma ajuda de custo e todo o apoio de nossa equipe multidisciplinar.

Facebook do RAP da Saúde: https://www.facebook.com/rap.dasaude/

*********************************

 Oficina de Saúde Reprodutiva



Com o objetivo sensibilizar os adolescentes e incentiva-los sobre a relevância da prevenção  em DST/AIDS e o uso de métodos contraceptivos a Equipe de Educadores em Saúde e Grupo de Teatro e Atividades Lúdico-Pedagógicas esteve hoje(14), na EM Ana Amélia promovendo um evento com dinâmicas e vídeo, com as turmas de 8° e 9°.

  • Definição da adolescência: mudanças corporais e psicológicas (meninos e meninas)
  • Abordagem:respeito as diferenças e rótulos
  • Sexualidade
  • Órgãos reprodutores: masculino e feminino
  • Abordagem: auto-conhecimento
  • Métodos contraceptivos e preventivos
  • Abordagem: Informação
  • Dinâmica: cadeia de contaminação
  • Vídeo







*********************************

Obesidade e adolescência. Vamos prevenir!



A Equipe Mônaco esteve hoje (8), na EM Ana Amélia para promover a reeducação alimentar dos adolescentes. 

A ingestão calórica dos adolescentes, geralmente é maior que a dos adultos, já que eles se encontram em crescimento, é preciso  evitar doces, refrigerantes e frituras e atenção para mudanças bruscas de peso, já que nesta fase podem surgir distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia. 

Durante o evento foi feita  avaliação antropométrica dos alunos, a distribuição do Kit odontológico e a exibição do filme “Vamos comer?” produzido integralmente por jovens da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (Rap da Saúde). Ele foi a atração da Semana de Alimentação Escolar (SAE) deste ano que discutiu vários ângulos da temática.  Disponibilidade de alimentos no cotidiano da vida urbana e do campo é o pano de fundo para que os jovens se expressem sobre hábitos de alimentação e cultura.
 Abordagem: Informação




Nos dias 12/11 e 26/11 a partir das 9 e 30 h a Equipe Mônaco estará  E. M. Ana Amelia de Queiroz realizando uma Oficina de Saúde Reprodutiva, através de dinâmicas e vídeo, que tem por objetivo sensibilizar os adolescentes e incentiva-los sobre a relevância da prevenção, dialogando com o conhecimento deles para enfocar a importância do cuidado com o corpo utilizando-se de métodos preventivos de Dst’s e uso de métodos contraceptivos.
Publico-alvo:Adolescentes/ 8º ano e 9º ano
Metodologia: vídeo e dinâmicas
  •  Definição da adolescência: mudanças corporais e psicológicas (meninos e meninas)
  • Abordagem:respeito as diferenças e rótulos
  •  Sexualidade
  •  Órgãos reprodutores: masculino e feminino
  • Abordagem: auto-conhecimento
  •  Métodos contraceptivos e preventivos
  • Abordagem: Informação
  •  Dinâmica: cadeia de contaminação
  •  Vídeo
*************************************************
 EM ANA AMÉLIA RECEBE VISITA DA EQUIPE MÔNACO


A Equipe de Saúde da Família Mônaco se reuniu com os pais dos alunos da EM Ana Amélia, no dia 4 de agosto, para apresentar a agenda de promoção de saúde que será dedicada a escola.

No dia 8 de novembro a Equipe estará na escola promovendo a prevenção da obesidade infantil.











No dia 8 de novembro a Equipe estará na escola promovendo a prevenção da obesidade infantil.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.