Brasileiros unidos para incentivar a doação de sangue e ampliação do cadastro de medula óssea no país lançaram, na noite desta terça-feira (02), em Porto Velho (RO), a Campanha Nacional de Doação de Sangue e Medula Óssea: Casa Comigo. A iniciativa, criada por jovens jornalistas e publicitários, partiu de Rondônia e todos os hemocentros do país começaram a receber o material publicitário. A Campanha tem como parceiros o hemocentro de Rondônia, Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO) e Instituto Nacional de Apoio a Vida (Invida).
O diretor do hemocentro de Rondônia, Orlando Ramires, pede para o Brasil abraçar a causa nobre, que os jovens profissionais de comunicação levantaram. “Há muito tempo não via uma campanha bem produzida e interessante. Eles produziram sem recursos financeiros, usando o talento e boa vontade. É o que nos faz acreditar que muitos cidadãos serão despertados e o Brasil ganhará novos doadores de sangue e medula. Abraçamos a iniciativa e somos os responsáveis em encaminhar todo o material publicitário para outros hemocentros no Brasil”, explica Ramires.
Lindberg Oliveira, representante do ATMO do núcleo de RO, diz que todas as redes de medula óssea no Brasil apoiam a iniciativa de Rondônia. ”É uma alegria podermos ver jovens comprometidos em conscientizar os cidadãos sobre a necessidade e a responsabilidade de se tornar um doador de medula óssea e poder salvar vidas”, explica Lindberg.
Casa Comigo: Casa Comigo é o nome da Campanha iniciada em 2012, quando a jornalista Lú Braga foi doar sangue e encontrou apenas uma bolsa de sangue do seu tipo, O positivo. Foi então, que ela usou a criatividade e foi fotografada ao lado da sua bolsa de sangue com um cartaz dizendo”Casa comigo? Sei fazer miojo e sou doadora de sangue”. A imagem foi compartilhada pelo Ministério da Saúde e em poucas horas o Brasil já partilhava da mesma ideia e muitas pessoas foram incentivadas a um hemocentro e fazer sua doação.
Neste ano, a ideia foi produzida por uma equipe formada por jornalistas e publicitários e resultou na Campanha Nacional Casa Comigo? Sou Doadora de Sangue e Medula Óssea.
A campanha está ganhando proporções gigantes e já é comentada até fora do país. Entre os voluntários, que também participaram da iniciativa, estão médicos, equipe de enfermagem, familiares de pacientes e empresários.
Seja doador de medula óssea: para doar,basta que o candidato se cadastre, tenha entre 18 e 55 anos e apresente boa saúde. O cadastro pode ser feito em um dos hemocentros dos estados. Na ocasião, será feita a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
Os dados são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
0 comentários:
Postar um comentário