sexta-feira, 21 de junho de 2013

OMS cobra regras mais rígidas para combater obesidade infantil



Entidade defende controles mais rígidos contra publicidade de alimentos não saudável 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a declarar que a propaganda de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal é um grande fator de risco para a obesidade infantil. A agência quer regras mais rígidas para os anúncios que estimulam o consumo desses produtos.

Segundo a entidade, a propaganda de alimentos nocivos a crianças se mostrou "desastrosamente eficaz" em estimular a obesidade, em especial com o uso das redes sociais.

A OMS defende controles mais rígidos contra esse tipo de publicidade.

"As crianças estão cercadas de anúncios estimulando-as a consumirem alimentos ricos em gordura, ricos em açúcar e ricos em sal, mesmo quando estão em locais onde deveriam ser protegidas, como escolas e instalações esportivas", disse Zsuzsanna Jakab, diretora regional da OMS na Europa.

Há anos a promoção desse tipo de alimento é apontada como um fator de risco significativo para a obesidade infantil e, numa idade mais avançada, para doenças crônicas associadas à alimentação, como doença cardíaca e alguns tipos de câncer.

Em um relatório sobre a publicidade alimentícia, a OMS-Europa disse que o setor usa cada vez mais ferramentas baratas, como as redes sociais e aplicativos de celulares, para atingir as crianças.

"A televisão continua sendo a forma dominante de publicidade, e uma ampla maioria de crianças e adolescentes passa em média mais de duas horas diárias na frente do aparelho", diz o relatório.

"O sobrepeso é um dos maiores desafios de saúde pública do século 21: todos os países são afetados em graus variados, particularmente nos grupos socioeconômicos mais baixos", disse Jakab na introdução do relatório. "E a situação não está melhorando", acrescentou.

Dados da Iniciativa de Vigilância da Obesidade Infantil, da OMS, mostram que em média um terço das crianças de 6 a 9 anos está obeso ou acima do peso.

Um comentário:

  1. No meu ver, se a tv quiser, eles podem fazer uma "campanha" de alimentação saia naturalmente, inserindo este assunto na Malhação, nas novelas, nos comerciais.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.