sexta-feira, 5 de julho de 2013

SAÚDE Relatório de gestão da SMS de 2012 é aprovado em assembleia





SMS - Secretaria Municipal de Saúde

O relatório anual de gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o ano de 2012 foi aprovado em assembleia do Conselho Municipal de Saúde, no dia 28 de maio, por maioria absoluta, sendo 25 votos a favor e 03 abstenções. O documento apresentava as principais ações de gestão, como o aumento da cobertura de Saúde da Família para 41,1%. O ano se encerrou com 68 Clínicas da Família em funcionamento.



Além das novas Clínicas da Família inauguradas, cerca de 80 unidades ambulatoriais tiveram suas instalações readequadas e seu perfil recomposto para integrar o novo modelo assistencial. Mais duas UPAs foram inauguradas, totalizando até o momento 14 unidades na cidade. Foram também inaugurados quatro CERs (Coordenação de Emergência Regional), que funcionam ao lado das grandes emergências, melhorando o atendimento e regulando o acesso aos serviços hospitalares.



Teve prosseguimento a reestruturação da rede hospitalar e três novas unidades foram entregues em 2012, duas delas na Zona Oeste – o Hospital Municipal Pedro II e o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – e uma no Centro, o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda. Todos contam com leitos de UTI e/ou UTI neonatal.



Para os idosos, são 65 Centros de Convivência, estimulando a prática de atividades físicas, recreativas e culturais. Também o PADI (Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso) – que visa acelerar a desospitalização, oferecendo assistência aos idosos em suas próprias residências e no seio familiar – acompanha cerca de 1.000 pacientes por mês.



Já o Programa Cegonha Carioca se consolidou em 2012, alcançando o número de 42.247 gestantes atendidas e passando a ser modelo para outros governos. E as 63 unidades do Projeto Academia Carioca oferecem atividades físicas gratuitas para a população.



Sobre a execução orçamentária, com relação à transferência de recursos federais fundo a fundo, houve um aumento de 19% de 2011 para 2012. Contribuindo para isso, como mais relevantes, o aumento de 37% do bloco de atenção básica e de 17,2% em vigilância em saúde.



Em relação aos recursos próprios (recursos ordinários não vinculados), houve incremento da ordem de 15,4%, ficando a receita total acrescida em 17,7% em relação a 2011. Por outro lado, a despesa empenhada em relação ao ano anterior teve incremento de 25,3%, sendo o mais relevante o investimento no bloco da atenção básica, com 32,6% em relação a 2011; vigilância em saúde, com acréscimo de 88%; e assistência farmacêutica, de 75,1%.



Também na assembleia, o superintendente de Saúde Mental da SMS, Leonardo Araújo, apresentou o balanço e o novo plano de enfrentamento ao crack da Prefeitura e respondeu a questionamentos dos conselheiros com ações já implantadas e o planejamento até 2014. Em 2012, foram abertos cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo II que não estavam previstos no planejamento. Dois deles são para atendimento aos usuários de álcool e drogas e três infanto-juvenis. Com isso, a cobertura do serviço alcançou 0,33/100.000.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.