domingo, 2 de março de 2014

Aproveite o Carnaval com saúde e segurança!

Postada em 02/03/2014


O Carnaval já está rolando! Não se esqueça de cuidar da saúde para aproveitar todos os dias da festa! Aqui estão algumas dicas, selecionadas por especialistas, para que você não perca nenhum momento do evento e nem tenha nenhum problema ou imprevisto indesejável! Confira!

CUIDE DO CORPO

Lembre-se que o corpo precisa de descanso. Especialistas recomendam alguma compensação para noites e madrugadas em claro, dormindo até mais tarde ou até mesmo cochilando durante o dia, por exemplo.

ALIMENTAÇÃO

Antes de cair no samba, melhor evitar gorduras que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento. Por isso, recomenda-se uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), antes de sair para a festa, para ter bastante energia. Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem comer, optando por alimentos leves e que favoreçam rápida digestão, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas e sanduíches naturais. Depois do carnaval, os especialistas indicam uma dieta desintoxicante para limpar e reequilibrar o organismo.

LÍQUIDOS… SEM ÁLCOOL, PARA HIDRATAR 

Lembre-se que é importante ingerir dois litros de líquidos por dia, em média, antes mesmo das festas. Para prevenir a desidratação, inclusive durante a folia, vale consumir muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos.

ÁLCOOL… COM MODERAÇÃO

Além de consumi-lo com moderação, vale intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água, minimizando possíveis efeitos negativos e até a ressaca.

ATENÇÃO AOS ENERGÉTICOS 

Substâncias como o guaraná em pó e as bebidas energéticas são ricas em cafeína e podem trazer riscos à saúde. Se consumidas em excesso, podem atrapalhar o sono na hora do descanso, causar gastrite, sobrecarregar o organismo e até levar à arritmia cardíaca.

 SOB A LUZ DO SOL

Para acompanhar os blocos e curtir a folia durante o dia, proteja a pele. Recomenda-se o uso de chapéus, camisetas e protetores solares com FPS mínimo de 15 – reaplicado de duas em duas horas.

CONFORTO, SEMPRE 

Procure usar calçados confortáveis com palmilhas de silicone. Se surgirem bolhas ou calos, lave a lesão com água e sabão; evite abafar ou colocar algo em cima do local para não causar atrito ou piorar o machucado. Também opte por roupas mais largas. Camisetas ou vestidos muito apertados ou com tecidos pouco maleáveis, por exemplo, podem contrair a região abdominal, impedindo que a respiração seja feita corretamente.

 AUDIÇÃO

A exposição excessiva a volumes elevados pode trazer consequências graves como a perda parcial da audição, zumbidos momentâneos ou irreversíveis e perda auditiva lenta ocasionada por ruídos. Então, vale evitar a exposição excessiva ao barulho, mantendo uma distância segura de carros de sons e trios elétricos. Protetores de ouvido também são bem-vindos à folia.

EXAGEROU?! CUIDE DO FÍGADO

Ele é um dos órgãos mais complexos e, entre as mais de 200 funções, atua como um filtro eliminando o que é tóxico ao organismo. Quando se exagera no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, o fígado fica sobrecarregado e precisa de uma desintoxicação. Então, vale incluir na alimentação: própolis, abacaxi, maçã, água, gengibre, escarola, rabanete, frutas vermelhas, salmão e azeite.

 USE CAMISINHA

E os especialistas do Minha Vida lembram: durante o carnaval (e em qualquer época do ano), sexo seguro… sempre! Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. A contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.