sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Boa Saúde Bucal é importante para grávidas e bebês

Postado em 02/08/2013   

Tanto mães quanto bebês precisam de um bom acompanhamento odontológico para evitar o aparecimento de alguns problemas dentários. Os cuidados, em ambas as fases da vida, devem ser intensos e bem observados.
A estudante Dayane Moura, 27 anos, teve o segundo filho, Luca, há quatro meses e só após o parto teve descanso com os constantes sangramentos nas gengivas. “Comecei a cuidar no segundo mês de gravidez, pois senti uma grande fraqueza nos dentes” conta Dayane. A estudante ficou preocupada com os problemas bucais e procurou um dentista, que recomendou uma mudança do creme dental para amenizar os problemas.
Dayane, já havia enfrentado problemas dentários na família quando Vítor, 6 anos, nasceu. Na época, o problema ocorreu com o bebê, que por não ter tomado leite materno desenvolveu dentes frágeis. Agora, Dayane pretende amamentar o segundo filho, Luca, por mais de seis meses, para que ele não tenha os problemas de dentição frágil que o irmão desenvolveu. “Meu dentista explicou que Vitor não teve todas as vitaminas necessárias para o desenvolvimento dos dentes porque faltou a amamentação”, explicou.
Por recomendações médicas, Dayane não usa nenhum tipo de creme dental, pomada ou escova para a limpeza bucal em Luca. “Após a amamentação uso apenas fralda úmida para limpá-lo, ele é muito novo e qualquer outra coisa pode machuca-lo”, disse a estudante.
De acordo com a responsável técnica do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital da Criança Conceição(GHC), no Rio Grande do Sul, Jaqueline Webster, os procedimentso adotados por Dayane com o segundo filho estão corretos. De acordo com a dentista, não é recomendado nenhum tipo de limpeza profunda nos primeiros dias de vida das crianças. “Logo no início não pedimos que os pais realizem limpeza na boca dos nenéns, pois o leite materno tem imunoglobolinas que ajudam no quadro de saúde geral do bebê”, explica Jaqueline. Os profissionais da saúde recomentam a limpeza bucal com uma fralda de pano ou gaze umedecida com água quente.
A publicitária Isabella Brandão vai entrar no oitavo mês de gestação e está ansiosa à espera de Cassiano. Desde o segundo mês de gravidez ela faz acompanhamento hospitalar e nesta semana descobriu estar com uma cárie. “Minha dentista me informou que não posso realizar nenhum tratamento com anestesia agora, então só vou cuidar dessa cárie após o resguardo”, disse Isabella. Segundo a dentista Jaqueline Webster, durante a gravidez são normais algumas restrições em tratamentos odontológicos, especialmente durante o primeiro trimeste de gestação e no último mês e meio de gravidez. “Procedimentos invasivos como anestesias, radiografias e certos antibióticos, devem ser evitados. A gente não aconselha nenhum tratamento desse tipo”, informa.
A advogada Fernanda Bolzan levou o filho pela primeira vez ao dentista quando ele mal havia completado 1 ano. Para ela, os cuidados com a saúde bucal da criança ajudam a desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal, bem como evitar o aparecimento de problemas odontológicos. Segundo a dentista Jaqueline Webster, já nos primeiros meses de vida recomenda-se uma visita ao cirurgião dentista para que os pais tenham orientações sobre a saúde dos dentes da criança.
O Ministério da Saúde possui uma política de tratamento odontológico gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), é o Programa Brasil Sorridente, que atende a todas as faixas etárias. O objetivo do programa é realizar, além das ações de prevenção e tratamento básico, ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica.


2 comentários:

  1. O antigo dentista da minha filha que tem apenas 1 ano e meio, não pôde continuar com ela e nos encaminhou para o CEO, fomos muito bem atendida, já já,ela vai ter alta do tratamento.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom que todas as Unidades tivessem profissionais dedicados com esta faixa etária.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Avenida Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3462-5386

Tecnologia do Blogger.